ALAGOAS – Programa Leite do Coração melhora alimentação de estudantes e traz novas fontes de renda para produtores

No último dia 29, o Programa Leite do Coração foi lançado durante a 40ª Expo Bacia Leiteira, em Batalha, Alagoas. A iniciativa, que começou de forma piloto em escolas estaduais do Vergel do Lago e Ponta Grossa, teve um impacto positivo na alimentação dos estudantes e promoveu o aumento das fontes de renda dos produtores rurais.

De acordo com relatos da diretora da Escola Estadual Major Eduardo Emiliano, em Maceió, Fátima Cavalcante, o leite tem auxiliado muitas mães na criação e alimentação de seus filhos. O programa consiste na distribuição semanal de 2 litros de leite por aluno, complementando a alimentação da família. Nesta primeira fase, serão beneficiados 70 mil alunos de escolas estaduais de Maceió, Arapiraca e da região da Bacia Leiteira.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) investirá mais de R$ 6 milhões para garantir o acesso e melhor distribuição do leite aos estudantes. Além disso, foram adquiridos 350 freezers com capacidade de 350 litros para o armazenamento dos laticínios. A meta é expandir o programa para os 102 municípios de Alagoas, alcançando mais de 170 mil estudantes da rede estadual.

A secretária Especial de Gestão da Rede Estadual, Sueleide Duarte, afirma que o Programa Leite do Coração é mais uma estratégia de combate à evasão escolar na rede estadual. Ela destaca a importância do programa no combate à insegurança alimentar e no fortalecimento da permanência do estudante na escola, junto com o Cartão Escola 10.

Desde julho, o programa estava em fase piloto em nove escolas estaduais do Vergel do Lago e Ponta Grossa. A gerente da 1ª Gerência Especial de Educação (GEE), Sandra Vitorino, avalia positivamente a implantação do programa nessas unidades e ressalta que o leite tem ajudado não só na desnutrição, mas também na evasão escolar.

A Escola Estadual Adalberto Marroquim, em Batalha, está entre as unidades contempladas nesta nova fase do programa. A diretora Gizelda Santos afirma que a iniciativa chega em um bom momento à região da Bacia Leiteira, impulsionando também a economia local ao beneficiar os pequenos produtores de leite da região.

Durante o lançamento do programa, foram entregues freezers para quatro escolas estaduais: Adriano Jorge, de Arapiraca; Cônego Jasson Souto, de Jacaré dos Homens; Major Eduardo Emiliano e Teotônio Vilela, ambas de Maceió. A superintendente de Rede da Seduc, Dileusa Costa, e os gerentes especiais de Educação também estiveram presentes no evento.

Com a expansão do Programa Leite do Coração, espera-se não apenas melhorar a alimentação dos estudantes, mas também contribuir para o fortalecimento da economia local e combater a evasão escolar.

Botão Voltar ao topo