Marília Herrmann, secretária executiva da Setur, afirmou que a feira foi um sucesso e que a participação de Alagoas posicionou e consolidou o estado como um destino turístico com infraestrutura e atrativos inigualáveis. Foram realizadas dezenas de reuniões, o que indica que novidades estão por vir.
A secretária ressaltou a importância do trabalho de promoção tradicional e destacou que a feira possibilita que instâncias apresentem suas regiões para agentes de viagem, enquanto hoteleiros planejam pacotes e o governo busca captar voos e novos parceiros para fortalecer a posição de Alagoas nos mercados nacional e internacional.
Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo, atribuiu os bons resultados alcançados ao trabalho de articulação realizado pela Setur ao longo do ano. Ela destacou que ampliaram a malha aérea, terão a maior temporada de cruzeiros já vista e anunciaram voos extras exclusivos para o Réveillon. Além disso, enfatizou o empenho em trabalhar em parceria com a iniciativa privada e atender com excelência os turistas.
O trade turístico alagoano comemorou o apoio do governo do estado na feira. Adriana Vasconcelos, diretora comercial do grupo MME, agradeceu a parceria e destacou a vocação de Alagoas para receber bem os turistas. Mauro Vasconcelos, conselheiro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e diretor do Hotel Ponta Verde, elogiou a beleza e qualidade do estande de Alagoas.
O espaço de Alagoas também contemplou as instâncias de governança das regiões turísticas. Evânia Albuquerque, presidente da Instância de Governança Regional do Agreste, destacou a presença da região na feira e mencionou o potencial do Agreste, especialmente a Rota da Cachaça.
Durante a ABAV, foram lançadas duas campanhas estratégicas: a campanha “Vira ano, Vira Alagoas”, que posiciona o estado como a capital das festas de fim de ano no Brasil; e a campanha “Vários destinos em um único lugar, o ano todo”, que tem como objetivo mostrar a essência de Alagoas.
Além disso, o estande de Alagoas contou com uma área instagramável com peças dos artesãos da Ilha do Ferro e um carrinho com experiências gastronômicas, que incluíam sequilhos de Maragogi, cachaças do Agreste e cocadas de Marechal Deodoro.
A ABAV Expo é considerada uma das principais feiras do turismo da América Latina, reunindo os principais players do setor. Nesta edição, mais de 1.500 marcas expositoras participaram, e o evento recebeu mais de 34 mil visitantes. O espaço de Alagoas foi elogiado pela hotelaria e pelos representantes do trade turístico, que destacaram o esforço e o empenho do governo do estado em criar um ambiente propício para negócios e parcerias.