Durante a abertura do evento, o vice-governador Ronaldo Lessa ressaltou a importância de diminuir as diferenças sociais e enfatizou que a inclusão social é o papel fundamental do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Lessa destacou que os representantes presentes no evento são responsáveis por realizar políticas públicas em seus municípios e ressaltou a importância de ouvi-los e considerar suas opiniões.
Com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a conferência proporciona um espaço para a reflexão crítica sobre a política de assistência social em Alagoas. Durante o evento, estão sendo debatidos diversos eixos, como financiamento, controle social, articulação entre segmentos da sociedade civil, serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda.
A secretária de Estado de Assistência Social, Katia Born, apresentou os desafios enfrentados pelo setor, incluindo o grande número de pessoas registradas no Cadastro Único e beneficiárias do Bolsa Família. Ela defendeu a inclusão do SUAS no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a aprovação de um projeto de lei que destine 1% do Orçamento para a assistência social, semelhante ao que ocorre com o SUS e a Educação.
Além disso, a conferência contou com a presença de representantes de diversos setores, incluindo a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Daniella Gazzaneo, e a consultora e ex-ministra do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes. O encontro reforçou o compromisso de Alagoas em transformar o Sistema Único de Assistência Social para proporcionar uma vida digna a todos os alagoanos e brasileiros.
A conferência é uma oportunidade para discutir os desafios e propor soluções para a assistência social no estado, visando a construção de um sistema mais justo e inclusivo.