ALAGOAS – Unidade acadêmica da Uncisal promove Projeto de Redução da Mortalidade Infantil em parceria com profissionais de saúde

Na última terça-feira (3), a Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal), unidade acadêmica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), deu início ao acolhimento dos profissionais de saúde que participarão de cursos voltados à Atenção Materno-Infantil. Essa iniciativa faz parte do Projeto de Redução da Mortalidade Infantil (PRMI) e tem como meta capacitar 2.000 servidores vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios alagoanos que atuam na Rede Cegonha e na Rede Básica de Saúde.

Nesta primeira chamada do credenciamento, 37 profissionais foram convocados para participar da formação. Esses profissionais irão atuar como coordenadores Geral, Regional, Pedagógico e de Estágio, além dos instrutores de Capacitação Pedagógica e de Capacitação Específica. A convocação desses profissionais é fruto de um convênio entre a Uncisal e a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL).

Nélida Aleixo, contratada como instrutora de Capacitação Pedagógica do PRMI em Alagoas, destacou a importância desse momento de capacitação para os profissionais de saúde. Segundo ela, a capacitação pedagógica proporciona uma mudança no olhar do instrutor, que passa a enxergar os problemas a partir de uma realidade local. Com isso, os profissionais formados também terão um novo olhar e a população assistida irá receber um melhor serviço.

Ao longo de 2024, mais profissionais serão convocados para capacitar um total de 2.000 servidores que atuam no Sistema Único de Saúde dos municípios alagoanos. Serão formadas 88 turmas, compostas por agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de Enfermagem. Para participar da capacitação, o gestor municipal deve encaminhar a relação dos profissionais que atuam nas unidades voltadas à atenção materno-infantil.

A presidente da Comissão de Credenciamento do PRMI, Martha Barbosa, que também é coordenadora de Gestão de Pessoas da Etsal, informou que já foram compostas 20 turmas. Essas turmas estão distribuídas em 4 cursos de aperfeiçoamento, cada um com 5 turmas. Os cursos são voltados para agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de Enfermagem que atuam na prevenção da morte materna e neonatal, na Atenção Primária à Saúde, na Maternidade e no Cuidado Intensivo Neonatal.

Essa é uma iniciativa importante que contribui para a qualificação dos profissionais de saúde e, consequentemente, para a redução da mortalidade infantil no estado de Alagoas. Além disso, evidencia a preocupação e o compromisso das instituições de saúde em oferecer um atendimento de qualidade para a população.

Sair da versão mobile