ALAGOAS – Detran e organização de saúde debatem medidas para reduzir acidentes de trânsito em Alagoas

Detran e organização de saúde discutem soluções para reduzir acidentes de trânsito em Alagoas

Equipes do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) se reuniram nesta terça-feira (3) para debater a criação de projetos que visam diminuir o número de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas no estado. A reunião aconteceu na sede do Detran, localizada no bairro Cidade Universitária.

O objetivo principal dos projetos discutidos é reduzir a mortalidade causada por acidentes de trânsito em Alagoas. Para isso, a diretoria do Detran e a OPAS pretendem identificar de forma científica as principais causas dos sinistros nas vias e estradas estaduais. Entre os fatores analisados estão o excesso de velocidade, a falta do uso de capacete, a infraestrutura das vias e a combinação de álcool e direção.

Segundo Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, a parceria com a OPAS busca tornar as ações mais efetivas, especialmente para a população que reside em áreas rurais: “Com essas novas estratégias, junto com a OPAS, queremos tornar nossas ações mais efetivas, principalmente para a população que reside na zona rural de Alagoas”.

Os projetos em desenvolvimento terão uma abordagem integrativa, envolvendo órgãos ligados ao trânsito, à saúde e à segurança pública. O objetivo é qualificar as informações sobre os acidentes de trânsito e prevenir futuros sinistros.

Victor Pavarino, técnico em Segurança Viária e mobilidade sustentável da OPAS, destacou a importância da integração entre os diversos setores: “Com essa rede integrada conseguiremos saber como, quando e onde ocorrem os sinistros em Alagoas. E assim vamos poder direcionar, de forma mais estratégica, as ações de educação, de fiscalização e de melhorias na infraestrutura”.

Estima-se que, por meio dessa cooperação técnica entre o Detran e a OPAS, seja possível desenvolver ações mais eficientes para a redução de acidentes de trânsito em Alagoas, garantindo assim mais segurança viária para os motociclistas e a população em geral. Todo o trabalho será embasado em estudos científicos e buscará abordar de maneira completa os diversos aspectos envolvidos nos sinistros, visando uma redução significativa da mortalidade no trânsito do estado.

Sair da versão mobile