ALAGOAS – “Governo de Alagoas apresenta programa Alagoas de Ponta a Ponta no Congresso Mundial de Estradas, na República Tcheca”

Na última terça-feira (3), durante o 27º Congresso Mundial de Estradas, o Secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) de Alagoas, Mosart Amaral, apresentou o programa Alagoas de Ponta a Ponta. O evento está acontecendo na capital da República Tcheca, Praga, e reúne representantes de todo o mundo para discutir questões relacionadas à mobilidade urbana, administração de rodovias, infraestrutura, sustentabilidade e segurança.

O tema do congresso deste ano é “Praga 2023 – Juntos na estrada novamente”, fazendo alusão ao período pandêmico que separou o mundo e impediu a plena utilização das estradas. Durante o evento, Mosart Amaral teve a oportunidade de participar da mesa de experiências em países da América Latina ao lado de representantes da Colômbia, Chile, Panamá e Paraguai. O foco da discussão foram os projetos pensados para estradas vicinais, ou seja, aquelas que não possuem asfalto.

Durante a apresentação, o secretário mostrou o histórico do programa Alagoas de Ponta a Ponta, compartilhando dados, motivações, objetivos, resultados e previsões. O programa foi lançado em agosto de 2021 e tem como proposta a implantação de pavimentação asfáltica nas estradas de barro que ligam os povoados aos centros urbanos dos municípios de Alagoas. Com essas rodovias pavimentadas, há um aumento da acessibilidade, mobilidade e facilidade de vida para os moradores dessas localidades, que muitas vezes precisavam se deslocar até os centros urbanos para trabalhar, estudar, acessar serviços de saúde e comércio.

Além disso, o programa também contribui para o escoamento produtivo, tornando-o mais ágil, seguro e eficiente. Desde o seu lançamento, o Alagoas de Ponta a Ponta já foi responsável por cerca de R$ 570 milhões em investimentos e possui uma extensão prevista de 231 km em asfalto. Ao todo, 36 municípios de Alagoas foram beneficiados pelo programa.

Durante sua participação no Congresso Mundial de Estradas, Mosart Amaral ressaltou a importância de apresentar o programa para diversos países, já que o trabalho realizado pelo Governo de Alagoas serve de inspiração para outras iniciativas. Além disso, esse tipo de evento proporciona a oportunidade de conhecer novas tecnologias e métodos que poderão ser implementados futuramente no estado.

O programa Alagoas de Ponta a Ponta tem impactado positivamente a vida dos cidadãos e se tornou uma referência para outros estados e países, mostrando o comprometimento do Governo de Alagoas em promover o desenvolvimento econômico e social da região. A participação do Secretário Mosart Amaral no Congresso Mundial de Estradas reforça o reconhecimento internacional do programa e a importância de compartilhar experiências e conhecimentos para aprimorar a infraestrutura viária em todo o mundo.

Sair da versão mobile