Como órgão responsável pelos processos de abertura, alteração e baixa de negócios no estado, a Juceal também normatiza o ambiente interno para análise de processos empresariais. Além disso, gerencia a Facilita Alagoas, interface da Rede para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Durante o curso, o gerente de suporte do Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, ministrou uma apresentação detalhando particularidades do sistema interno gerenciador da Redesim em Alagoas, o SigFácil, e do sistema Mantis, ferramenta de suporte ao SigFácil para contato com os desenvolvedores da interface.
Ramos destacou a importância do Mantis para agilizar o trabalho da Junta Comercial. Segundo ele, a ferramenta serve para poupar tempo e resolver erros de forma mais rápida. Isso evita que os processos fiquem parados aguardando correções e garante um retorno mais rápido aos clientes.
Além disso, durante a capacitação, foram apresentados os serviços oferecidos pelo Portal Facilita Alagoas. Houve também uma simulação de uma baixa de uma empresa, com a exposição dos possíveis erros que podem ocorrer durante o processo e que podem gerar questionamentos dos clientes.
“A gente quis fazer essa capacitação, inclusive para os novatos, no sentido de apresentar por completo o sistema que a Junta Comercial utiliza e também para os analistas possam ter uma visão externa, do usuário, observando o que ele faz até que o processo chegue para análise. O treinamento sobre ferramenta interna é voltado para a correção de erros, para que, quando cada servidor se deparar com algum impeditivo no sistema, ele não precise de terceiros para resolver o problema, tudo isso em prol da agilidade para que o cliente tenha um retorno nosso mais rápido do processo”, destacou Ramos.
A capacitação envolveu diferentes setores da Juceal, como análise singular, análise colegiada e de livros contábeis. Participaram do evento tanto servidores antigos quanto novos estagiários, garantindo a atualização e desenvolvimento de todos os membros da equipe.
Com essa iniciativa, a Juceal busca promover a qualificação e padronização das ações dos seus analistas, visando a melhoria dos serviços oferecidos aos empresários alagoanos. A capacitação é essencial para garantir agilidade e eficiência nos processos de registro de empresas, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado.