ALAGOAS – Secretaria de Prevenção à Violência realiza busca ativa por dependentes químicos em Arapiraca, resultando no acolhimento de duas pessoas.

No dia 04/10/2023, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Centro de Acolhimento de Arapiraca, realizou uma busca ativa noturna por dependentes químicos no município. A ação faz parte do cronograma da Superintendência de Políticas Sobre Drogas da Seprev e resultou no acolhimento de duas pessoas.

As equipes itinerantes da Rede Acolhe percorreram locais com alta concentração de dependentes químicos a fim de escutar as demandas dessa população e apresentar a possibilidade de tratamento. As duas pessoas acolhidas foram encaminhadas para tratamento em comunidades terapêuticas credenciadas pelo Governo do Estado.

Atualmente, a Rede Acolhe conta com 33 comunidades terapêuticas acolhedoras, que disponibilizam 750 vagas para homens, mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos de idade. Nessas comunidades, os acolhidos recebem suporte profissional de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e técnicos, que os acompanham durante todo o processo de tratamento, aumentando significativamente as chances de sucesso.

Felipe Bispo, coordenador do Centro de Acolhimento de Arapiraca, ressalta a importância das ações itinerantes e do apoio profissional para aqueles que desejam se livrar do vício de forma permanente. Segundo ele, muitas vezes os dependentes químicos se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social e sofrem com os danos causados pelo uso de substâncias, o que dificulta a tomada de decisão para o tratamento. Portanto, as ações itinerantes e as buscas ativas são essenciais para que essas pessoas possam ingressar no tratamento e superar a dependência química de maneira efetiva.

Para aqueles que desejam receber uma visita das equipes técnicas e solicitar acolhimento para si ou para um familiar, basta entrar em contato pelo número 0800 280 9390. O atendimento também pode ser feito presencialmente em um dos Centros de Acolhimento localizados em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema.

Com iniciativas como essa, a Secretaria de Prevenção à Violência busca combater o problema da dependência química no estado e oferecer apoio e tratamento aos indivíduos afetados. A busca ativa noturna mostrou-se uma estratégia eficaz para identificar e encaminhar os dependentes químicos para as comunidades terapêuticas credenciadas, possibilitando que eles recebam suporte profissional e tenham a chance de se recuperar e retomar suas vidas de maneira saudável. Através desse trabalho conjunto entre a Seprev e a Rede Acolhe, espera-se reduzir os danos causados pela dependência química e promover o bem-estar dos cidadãos arapiraquenses.

Sair da versão mobile