ALAGOAS – Secretário Flávio Saraiva participa do lançamento do plano nacional de combate às organizações criminosas com investimento de R$ 900 milhões

No último dia 02 de outubro, o secretário da Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, participou do lançamento do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC), em Brasília. O evento contou com a presença do ministro do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, e representantes de todos os Estados e do Distrito Federal.

O ENFOC é um dos desdobramentos do Plano de Ação na Segurança (PAS) do Governo Federal e tem como objetivo viabilizar uma visão sistêmica das organizações criminosas, fortalecendo a atividade de inteligência e a investigação criminal para desarticular e descapitalizar esses grupos que têm crescimento constante nos últimos anos. O programa vai contar com um investimento de R$ 900 milhões, provenientes de diversos fundos, nacionais e internacionais.

De acordo com o secretário Flávio Saraiva, o ENFOC irá reforçar o trabalho conjunto já desenvolvido em Alagoas no combate à criminalidade. Ele ressalta a importância do compartilhamento de informações entre as agências e da valorização dos profissionais envolvidos no enfrentamento ao crime organizado.

O ENFOC possui cinco eixos de atuação: integração institucional e informacional; aumento da eficiência dos órgãos policiais; controle de portos, aeroportos, fronteiras e divisas; aprimoramento do sistema de Justiça Criminal; e cooperação entre os entes, visando solucionar problemas estruturais como a vulnerabilidade nas fronteiras, a transnacionalidade do crime e a deficiência na recuperação de ativos.

A implementação das ações do programa será gradual, por meio de ciclos, sendo o último previsto para o ano de 2026. O primeiro plano de ação será detalhado nos próximos 60 dias, com definição de responsabilidades e prazos.

O ENFOC é mais uma iniciativa do Governo Federal para combater o crime organizado e fortalecer a segurança pública no país. A expectativa é de que, com o investimento e a integração entre os órgãos de segurança, seja possível reduzir os índices de criminalidade e desmantelar as organizações criminosas que atuam em todo o território nacional.

Sair da versão mobile