O concurso faz parte do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), que tem o objetivo de estimular a reflexão sobre questões ligadas à justiça e à cidadania por meio da escrita. Além das cinco escolas da rede estadual, o programa também contempla outras seis escolas da rede municipal de Maceió.
A técnica da Gerência Especial de Integração Escolar, Cultura, Desporto e Território da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fernanda Souto Maior, destacou a importância do concurso para os alunos. Ela afirmou que o concurso tem um alcance grandioso, pois aproxima os alunos de uma temática atual e importante, fazendo-os refletir sobre aspectos que permeiam a cidadania e o rumo da sociedade moderna.
Os textos dos estudantes serão avaliados por uma comissão julgadora composta por membros da Escola de Magistratura, da Secretaria Municipal de Educação e da Seduc. Serão considerados critérios como clareza, objetividade, escrita e gramática.
No dia 20 de outubro, serão premiados os autores das três melhores redações de cada escola, que receberão mochilas e kits escolares. Além disso, cada primeiro colocado, junto com o professor orientador, receberá um tablet. A mesma premiação também será oferecida ao diretor da escola que obtiver a maior média geral.
O concurso de redação promovido pela Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça de Alagoas é uma ótima oportunidade para os estudantes desenvolverem habilidades de escrita e aprofundarem seus conhecimentos sobre cidadania e direitos humanos. O programa Cidadania e Justiça na Escola tem como objetivo promover a conscientização dos alunos sobre a importância dos direitos e deveres do cidadão na sociedade. Parabenizamos os estudantes participantes e desejamos sucesso a todos os concorrentes.