De acordo com Audrey Moura, enfermeira da área técnica das meningites na Coordenação de Vigilância Epidemiológica da SMS, o objetivo é capacitar essas equipes para que possam disseminar informações confiáveis sobre as meningites. Além disso, esses profissionais serão responsáveis por apoiar a área técnica e auxiliar no planejamento da campanha de multivacinação, que começou mais cedo este ano.
Na primeira capacitação realizada, participaram profissionais de saúde da equipe eMulti (antigo Nasf) e do Sistema Prisional. Durante o treinamento, foram abordados temas gerais sobre a doença, como suas causas e sinais de alerta, além de orientações sobre como lidar com casos suspeitos.
Um dos focos da capacitação foi reforçar os procedimentos de controle e prevenção da doença, como a interrupção da transmissão, bem como informar sobre as vacinas relacionadas às meningites disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Audrey também destacou a importância da vacina Meningocócica Tipo B, que só está disponível na rede privada até o momento.
A coordenadora técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis da SMS, Rosicleide Barbosa, ressaltou que a capacitação de profissionais prevista no plano municipal será estendida às Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e aos profissionais das unidades básicas de saúde, que são a porta de entrada da assistência em saúde do município.
Além disso, estão programadas mais duas capacitações. Na sexta-feira (6), equipes de saúde dos 1°, 3°, 5° e 7° Distritos Sanitários participarão de uma capacitação virtual sobre o manejo clínico e vigilância das meningites. Já na segunda-feira (9), será a vez dos profissionais dos 2°, 4°, 6° e 8° Distritos Sanitários passarem pelo mesmo treinamento, com o objetivo de ampliar a equipe de suporte no enfrentamento aos surtos da doença meningocócica.
A SMS ressalta a importância dessa capacitação para garantir uma atuação eficiente no controle e combate desses agravos e seguirá repassando informações essenciais para as equipes de saúde.