Essa mesma ação também foi realizada no dia anterior, quarta-feira (4), com os diretores das unidades escolares, os quais puderam refletir sobre o tema. Essas atividades fazem parte do ciclo de formações do programa Alfabetiza Maceió, realizado em parceria com a Associação Bem Comum (ABC) e o Instituto Lyceum, localizado na cidade de Sobral (CE).
A formação tem como objetivo alinhar o trabalho que os professores já realizam em sala de aula, com base nas formações que recebem, com as ações dos coordenadores pedagógicos e diretores das unidades de ensino. A coordenadora do programa Alfabetiza Maceió, Izabel Melo, salienta a importância dessa formação, afirmando que é fundamental que todos estejam no mesmo processo, alinhados com suas ações, pois a escola é uma unidade que trabalha com o mesmo objetivo.
O encontro foi comandado pela formadora do Lyceum, Rosejânia Dias, que considerou a ocasião como uma oportunidade de troca e qualificação do fazer pedagógico. Foram abordados assuntos relacionados à gestão e à pré-avaliação externa, como a prova Saeb, além de orientações sobre como os gestores podem aprimorar esse acompanhamento.
Para a vice-diretora da Escola Municipal Major Bonifácio, Augênede Peixoto, atividades como essa são de extrema importância para auxiliar os gestores na criação de estratégias que possam motivar os alunos em sala de aula. A vice-diretora ressalta que essa formação é especialmente relevante nessa fase em que os alunos estão participando da avaliação Saeb, pois contribui para a melhoria da leitura, fluência e aprendizagem, envolvendo não apenas o gestor, mas toda a escola.
Essa formação sobre a prova Saeb para diretores e vice-diretores de escolas municipais foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), que busca constantemente promover a qualificação do ensino e o aperfeiçoamento dos profissionais da área.