BRASIL – Embaixada brasileira em Tel Aviv colhe dados de brasileiros interessados em voltar ao Brasil devido ao conflito em Israel

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está em processo de repatriação de brasileiros que se encontram em Israel e desejam retornar ao seu país de origem. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 1 mil brasileiros já preencheram o formulário disponível no site da embaixada, expressando o interesse em retornar ao Brasil. A maioria dos solicitantes são turistas que se encontram em Israel.

É importante ressaltar que o preenchimento do formulário não garante a repatriação imediata, mas serve como um cadastro para posterior inclusão na lista de passageiros. O MRE continua acompanhando de perto a situação dos turistas brasileiros na região, assim como das comunidades brasileiras presentes em Israel e na Palestina. Estima-se que 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, sendo a grande maioria fora das áreas afetadas pelos conflitos.

Diante da necessidade de repatriação, o governo brasileiro tomou medidas para auxiliar os brasileiros nessa situação. Foram reservadas seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para a execução desse processo. Neste domingo (8), está prevista a decolagem de um avião com destino a Roma, na Itália, com o objetivo de trazer os brasileiros que estão na Palestina ou em Israel devido aos conflitos recentes.

Até o momento, foi reportado o desaparecimento de três brasileiros e um ferido. Essas pessoas são de dupla nacionalidade e estavam presentes em um festival de música no sul de Israel, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza. O ferido já recebeu alta hospitalar e encontra-se em boas condições de saúde.

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizou em seu site um formulário para inscrição dos interessados nos voos de repatriação. Além disso, serão transmitidas instruções sobre o deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion, assim que os voos forem confirmados. O governo brasileiro está empenhado em fornecer todo o suporte necessário aos brasileiros na região, mantendo serviços de plantão consular para atendimento de emergências.

A situação dos brasileiros em Israel e na Palestina continua sendo monitorada de perto pelo MRE. É possível entrar em contato com a Embaixada em Tel Aviv através dos números (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), que também disponibiliza o Whatsapp para atendimento. Além disso, o plantão consular geral do Itamaraty pode ser contatado pelo telefone +55 (61) 98260-0610.

Nesse momento delicado, o governo brasileiro está pronto para oferecer o auxílio necessário aos brasileiros que desejam retornar ao país. A repatriação dos cidadãos é uma prioridade e todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança e o bem-estar dessas pessoas.

Sair da versão mobile