A relação dos bolsistas está disponível no site da Fapeal, e as propostas foram elaboradas por jovens que participam de grêmios estudantis e profissionais da rede estadual responsáveis por atividades sobre diversos temas, como violência doméstica, realidade de mães e pais solos, e gravidez na adolescência.
A próxima etapa do projeto será a contratação dos professores e estudantes selecionados, que irão realizar um estudo sobre as políticas públicas da primeira infância em Alagoas. Eles terão a oportunidade de visitar escolas, comunidades, unidades de saúde e outros espaços que necessitem da intervenção do poder público, visando orientar a eficácia das ações nesses locais.
O Grêmio que Cria foi lançado em julho deste ano, com o objetivo de conceder bolsas para estudantes gremistas do Ensino Médio (1ª e 2ª séries) e profissionais que desenvolveram projetos de pesquisa sobre a primeira infância. Serão 200 bolsas no valor de R$ 300 para os estudantes e 50 bolsas de R$ 1 mil para os profissionais. As bolsas têm duração de oito meses, podendo ser prorrogadas por mais oito meses.
O projeto busca favorecer tanto a aprendizagem dos estudantes como o protagonismo juvenil, incentivando-os a realizarem pesquisas sobre a primeira infância e contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas nessa área.
O Grêmio que Cria é uma parceria entre a Secria, a Fapeal, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado de Governo (Segov). É uma iniciativa importante para o fortalecimento do protagonismo juvenil e para o avanço dos estudos sobre a primeira infância em Alagoas.
A divulgação dos resultados do processo seletivo é mais um passo importante para o desenvolvimento desse projeto, que certamente contribuirá para a melhoria da qualidade de vida das crianças alagoanas e para o avanço da educação no estado.