BRASIL – “Crisis in Israel: More than 1.7 thousand Brazilians seek embassy assistance to leave the country”

Desde o último sábado (7), cerca de 1,7 mil brasileiros têm procurado a embaixada do Brasil em Tel Aviv em busca de auxílio para deixar Israel. A maioria dessas pessoas são turistas que estavam visitando Tel Aviv e Jerusalém quando o grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza, iniciou um ataque contra o território israelense. Em resposta a esse ataque, Israel lançou uma forte ofensiva militar, bombardeando a Faixa de Gaza.

Diante dessa situação, o Ministério das Relações Exteriores informou que as autoridades israelenses já concederam autorização para a entrada no país dos aviões que o governo brasileiro mobilizou para resgatar os brasileiros que necessitarem de ajuda para deixar Israel. A primeira das seis aeronaves chegou em Roma, na Itália, nesta segunda-feira (9), e está aguardando autorização para entrar em território israelense. Um segundo avião com capacidade para 230 passageiros partirá da Base Aérea de Brasília ainda hoje, com destino a Tel Aviv.

Os brasileiros que desejam ser repatriados serão divididos em grupos e irão embarcar em voos que ainda terão suas datas definidas. Inicialmente, o Itamaraty dará prioridade aos residentes no Brasil que não possuem passagem aérea para retornar ao país. Estima-se que cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros seis mil moram na Palestina, além de um grande número de turistas que visitam a região.

Devido à intensificação dos conflitos e à reação israelense, o governo brasileiro está desaconselhando qualquer tipo de deslocamento não essencial para Israel e Gaza. Recomenda-se que os brasileiros que têm condições de deixar a região o façam. A situação se tornou tão crítica que até mesmo os atletas profissionais de tênis em cadeira de rodas Leandro Pena, Ymanitu Silva e Daniel Rodrigues ficaram presos no aeroporto de Tel Aviv após a invasão do Hamas. Somente ontem (8), eles conseguiram um voo para Bangcoc, na Tailândia, de onde poderão finalmente regressar ao Brasil.

Para auxiliar os brasileiros em situação de emergência, a Embaixada do Brasil em Tel Aviv e o Escritório de Representação em Ramala estão disponibilizando contatos telefônicos e um formulário de inscrição para os voos de repatriação em seu site. O escrito de Ramala está em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e planeja uma evacuação dessa região em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo.

Sendo assim, é essencial que os brasileiros que se encontram em Israel e Gaza tomem as devidas providências para garantir sua segurança e buscar os canais disponibilizados pelas autoridades brasileiras para receber assistência e apoio no processo de repatriação.

Sair da versão mobile