BRASIL – Departamento de Musicais da Escola de Música Cristo Redentor é lançado com grande expectativa para o futuro da instituição.

Nesta quinta-feira (12), em comemoração ao Dia das Crianças, será lançado o Departamento de Musicais da Escola de Música Cristo Redentor, tendo como coordenador Claudio Botelho, renomado nome no setor do Brasil. A solenidade acontecerá às 9h, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, como parte das celebrações dos 92 anos do monumento do Cristo Redentor, que começaram no último dia 9.

Durante o lançamento, o Grupo Dó Ré Mi realizará uma apresentação especial, contando com a presença de artistas convidados, como a atriz Malu Rodrigues. Em seguida, a Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca) distribuirá um bolo comemorativo para os visitantes. As atividades relacionadas ao aniversário do Cristo Redentor continuarão até o dia 28 deste mês.

Em entrevista exclusiva à Agência Brasil, o maestro Leonardo Randolfo, diretor-geral da Escola de Música Cristo Redentor, adiantou que no dia do lançamento será anunciada a realização do primeiro musical da instituição, previsto para estrear em agosto de 2024. Randolfo antecipou que se trata de um dos grandes musicais da Broadway, ainda inédito no Rio de Janeiro, que contará com uma orquestra sinfônica e será apresentado no Teatro Multiplan, na Barra da Tijuca.

A Escola de Música Cristo Redentor terá um polo no Rio de Janeiro, com núcleos no Jardim Botânico e no centro da cidade, além de outro polo em Petrópolis, em parceria com as Irmãs de Santa Catarina. O objetivo é expandir a escola para todo o país, atendendo inicialmente os municípios do Rio de Janeiro e da região metropolitana. Já estão em negociações com algumas cidades do interior para a implantação de núcleos da escola.

Para viabilizar o projeto, a escola busca incentivo fiscal por meio da Lei Rouanet, cuja tramitação está em fase final. Além disso, está em andamento o processo de busca por patrocínios. A Escola de Música Cristo Redentor pretende oferecer cursos gratuitos para a população, sem cobrança de mensalidades, e conceder bolsas integrais. A previsão é iniciar as atividades em 2024 com cerca de 2 mil alunos, tendo atualmente 450 inscritos.

Em paralelo às celebrações do mês das crianças, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor iniciou uma campanha solidária de doação de livros e brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social. A ação, chamada de Clássico é Brincar, conta com diversos pontos de doação espalhados pela cidade. Aqueles que doarem brinquedos ou livros novos ou em bom estado na entrada dos shows do Festival Clássico do Brasil poderão adquirir ingressos meia-entrada solidária para o evento, que acontecerá de 20 a 22 de outubro, na Marina da Glória.

No dia 12 de outubro, algumas crianças receberão brinquedos no Santuário. Na área cultural, o Coral e Orquestra + Música, que atende alunos de escolas públicas de Paty do Alferes, e a Orquestra de Cordas de Volta Redonda, do projeto Volta Redonda Cidade da Música, farão apresentações às 14h e às 17h, respectivamente.

Dando continuidade às comemorações do mês de outubro, serão realizadas festas solidárias pela cidade, com distribuição de brinquedos da campanha Clássico é Brincar. Esses eventos ocorrerão nos dias 19, 27 e 28, em diferentes locais da cidade.

A programação completa das comemorações pode ser encontrada nas redes sociais @cristoredentoroficial e no site do Santuário Cristo Redentor. Além disso, as solenidades serão transmitidas ao vivo no canal oficial do Santuário no YouTube.

Botão Voltar ao topo