BRASIL – “Segundo grupo de brasileiros repatriados de Israel chega ao Brasil em meio ao conflito com o Hamas”

Na madrugada desta quinta-feira (12), mais um grupo de brasileiros repatriados de Israel desembarcou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. O avião KC-30 (Airbus A330 200) trouxe 214 pessoas e esse é o segundo voo realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com o objetivo de trazer de volta os brasileiros que estavam retidos em decorrência do conflito entre Israel e o grupo Hamas.

O primeiro avião de resgate pousou na Base Aérea de Brasília na madrugada de quarta-feira (11). O KC-30 partiu de Tel Aviv às 14h12, horário de Brasília, de terça-feira (10), e trouxe 211 passageiros. 107 pessoas desembarcaram em Brasília e as outras 104 seguiram para o Rio de Janeiro em dois aviões da FAB.

A repatriação dos brasileiros foi uma ação do governo federal em resposta ao confronto iniciado no último fim de semana entre Israel e o Hamas, no Oriente Médio. A Operação Voltando em Paz, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, prevê mais quatro voos até domingo (15), com o objetivo de retirar aproximadamente 900 brasileiros que estão em Israel e na Palestina.

Os próximos aviões com repatriados estão programados para pousar no Recife, São Paulo e novamente no Rio de Janeiro. A empresa aérea Azul irá custear as passagens dos brasileiros até seus destinos finais. Essa parceria foi articulada pela Presidência da República com a companhia.

De acordo com o Itamaraty, cerca de 2,7 mil brasileiros manifestaram interesse em deixar o Oriente Médio e retornar ao Brasil. A maioria dessas pessoas são turistas que estavam visitando Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o grupo Hamas atacou o território israelense, sendo seguido por uma reação militar de Israel, com bombardeios à Faixa de Gaza.

É importante destacar a preocupação e o esforço do governo brasileiro em garantir a segurança e o retorno desses brasileiros retidos em uma região tão conturbada. A parceria com a Azul possibilita o deslocamento seguro e rápido até suas cidades de destino final, proporcionando alívio para as famílias e amigos que aguardam seu retorno ao território nacional. A Operação Voltando em Paz continua em andamento e espera-se que todos os brasileiros sejam repatriados com sucesso nos próximos dias.

Sair da versão mobile