ALAGOAS – Alagoas marca presença em seminário sobre gestão do tesouro público no Peru

No período de 10 a 12 de outubro de 2023, o superintendente especial de Política Fiscal de Alagoas, Marcos Freitas, marcou presença no XIII Seminário Anual Latinoamericano sobre Gestão de Tesourarias Públicas, que ocorreu no Peru. Durante o evento, Freitas representou tanto a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) quanto o Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin).

O seminário, também conhecido como Fotegal, teve como principal objetivo promover a cooperação e troca de experiências entre os participantes, facilitando o desenvolvimento de políticas públicas na área da Fazenda Pública. Além disso, o evento manteve relações próximas com organizações internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM), que ofereceram apoio e aconselhamento técnico aos membros do fórum.

Durante o encontro, foram abordados diversos temas relacionados à gestão de tesourarias governamentais, como a implementação da Tesouraria Digital, novos meios de pagamento e gestão de pagamentos do Estado, gestão de fluxo de caixa, Fundo Soberano, tesouraria e gestão da dívida, finanças sustentáveis, instrumentos financeiros, apresentação dos resultados de uma pesquisa realizada nos países membros do Fotegal, e a gestão de riscos, incluindo desastres naturais e a continuidade na prestação de serviços.

Vale ressaltar que Marcos Freitas desempenha a função de coordenador do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Fiscal do Gefin, responsável pelas discussões em relação à sustentabilidade das finanças públicas dos entes subnacionais. Atualmente, ele é o representante do estado de Alagoas no Gefin.

Para o superintendente especial de Política Fiscal, essa participação no seminário foi uma oportunidade valiosa para a troca de experiências enriquecedoras e o compartilhamento de conhecimentos da Fazenda Pública relacionados à gestão de tesourarias governamentais com países da América Latina. A presença de Alagoas nesse evento internacional reforça o compromisso do estado em buscar constantemente aprimorar suas práticas e políticas financeiras.

Essa participação também contribui para fortalecer as relações de Alagoas com outros países e organizações internacionais, possibilitando o acesso a apoio e aconselhamento técnico, além de facilitar o desenvolvimento de políticas públicas cada vez mais eficientes e sustentáveis.

Sair da versão mobile