A abertura oficial da mostra acontecerá no dia 13, no Centro Cultural Arte Pajuçara, com a exibição do filme “Sem Coração”, dirigido por Nara Normande e Tião, que foi destaque no Festival de Veneza. Nos dias 14 e 15, as atividades serão realizadas no Carambola LAB, localizado na Rua Sá e Albuquerque. Além das exibições de filmes convidados, haverá mostras paralelas e as mostras competitivas: Mostra+ Brasil, Mostra+ Alagoas e Mostra+ Videoclipes. Também estão programados debates, festas e a cerimônia de premiação, com a presença de juradas renomadas.
A 1ª Mostra Carambola de Mulheres no Cinema é parte do Festival Carambola, o maior festival independente de música e artes de Alagoas. Desde 2017, o festival é idealizado e produzido por mulheres, e agora em 2023, traz essa mostra de cinema como forma de valorizar e promover a diversidade na indústria cinematográfica.
O evento conta com o patrocínio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, Algás e do Sebrae Alagoas. Além disso, recebe apoio do Ibis Budget Maceió, da Kukrum, do Meu Hostel e da Sambaicaitá.
Mellina Freitas, Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, destaca o compromisso do Governo de Alagoas em apoiar iniciativas culturais que promovem a diversidade e o acesso à cultura. Ela ressalta que a mostra é um exemplo inspirador de como podemos enriquecer a cena cultural e cinematográfica, enquanto celebramos a criatividade das mulheres na indústria do cinema. A gestora afirma estar orgulhosa de patrocinar o evento, que contribui para a economia criativa do estado e fortalece o compromisso com a promoção da cultura.
Entre as atividades da mostra, destaca-se a homenagem à cineasta Suzana Amaral, que será premiada durante a cerimônia de premiação. Ao promover a diversidade na produção audiovisual, a 1ª Mostra Carambola de Mulheres no Cinema reafirma a importância de dar espaço para diferentes vozes e experiências na indústria do cinema.