O tema escolhido faz referência ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhece a importância dessas ciências para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
A SNCT tem como objetivo mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para a geração de valor, inovação, riqueza, soluções para os desafios nacionais, inclusão social e melhoria da qualidade de vida. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pela promoção da semana em parceria com diversas entidades, destaca que a SNCT atua de maneira descentralizada.
Durante todo o evento, são realizadas feiras e mostras científicas, palestras, oficinas, experimentos, atividades de observação do céu e visitas a museus e instituições de ciência e tecnologia. O MCTI conta com parceiros locais em cada estado para orientar a participação na semana.
Em Brasília, as atividades estão concentradas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, localizado na região central da capital. A programação é gratuita e aberta à comunidade, seguindo até o próximo domingo (22), das 9h às 17h. A abertura oficial ocorrerá amanhã (17).
Nesta edição, o evento presta homenagem aos 150 anos de Alberto Santos Dumont, celebrado em 20 de julho, com uma exposição organizada pela Força Aérea Brasileira (FAB). A programação completa está disponível no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação dedicado à 20ª edição da semana.
O governo busca fortalecer a popularização da ciência no Brasil e, neste ano, pretende aumentar o número de participantes no evento, que havia diminuído consideravelmente de 2020 a 2022. Em 2018, a semana teve um recorde de 1.506 municípios inscritos, com 193 projetos apoiados. Já em 2022, esses números caíram para 599 cidades e 235 projetos.
Para alcançar esse objetivo, o MCTI lançou um edital em maio, com um valor de R$ 15 milhões destinados a apoiar eventos da semana.