O workshop teve como objetivo conscientizar e capacitar os profissionais para um atendimento mais humanizado e para o diagnóstico precoce do câncer de útero. Durante o evento, foram ministradas palestras sobre “Citológia Oncótica”, pelo enfermeiro Amauri Araújo, e “Fluxo da Oncologia no Estado”, pela assistente social Gláucia Torres.
A supervisora de Saúde da Mulher da Sesau, Caroline Leite, destacou a importância da capacitação como parte das atividades da Campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre o câncer do colo do útero. Ela ressaltou a importância de fazer exames preventivos, cuidar da saúde, da alimentação e do modo de vida.
Durante as palestras, os profissionais aprenderam sobre a detecção precoce do câncer de colo do útero por meio da citologia. A qualificação recebida no workshop irá auxiliar no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, proporcionando aprendizado tanto para os profissionais participantes como para aqueles que receberão as orientações nas unidades.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância da capacitação dos servidores para um melhor acompanhamento dos pacientes e enfatizou a importância do autocuidado. Ele destacou que é fundamental conscientizar a população sobre a importância de estar sempre em primeiro lugar quando se trata de cuidar da própria saúde.
O Workshop de Atualização em Coleta e Condução dos Resultados de Citologia Oncótica demonstra o compromisso do Estado de Alagoas em capacitar seus profissionais de saúde e promover a conscientização sobre o câncer do colo do útero. Através dessas ações, espera-se que haja uma melhora no diagnóstico precoce e no tratamento dessa doença, resultando em uma maior qualidade de vida para as mulheres alagoanas.