Durante a reunião, o assessor técnico da Sesau, Fernando Câmara, representou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, e enfatizou o compromisso da Sesau com a população e com os órgãos de controle. Segundo ele, o Plano Emergencial visa ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes oncológicos, buscando diminuir a fila de espera por assistência.
Para alcançar esse objetivo, as unidades de saúde vinculadas ao Estado foram disponibilizadas para atendimento e realização de exames de pacientes oncológicos de todos os municípios. Além disso, está prevista a ampliação da disponibilidade de leitos provisórios dentro do Hospital Universitário de Maceió.
O Plano Emergencial de Socorro aos Pacientes com Câncer em apoio à Prefeitura de Maceió foi apresentado no dia 29 de setembro deste ano. Essa iniciativa é considerada o maior conjunto de ações já realizado na história de Alagoas para pacientes com câncer, oferecendo triagem, consultas e exames de imagens nas unidades hospitalares pertencentes ao Estado.
Dentre as unidades de saúde que participam do Plano, estão a Clínica da Família José Aprígio Vilela, o Hospital da Mulher, o Hemocentro de Alagoas, o Hospital Metropolitano de Alagoas, o Hospital do Coração Alagoano, o Hospital Regional da Mata e o Hospital Regional do Norte. Além disso, o Centro de Diagnóstico por Imagem (Cedim) da Universidade Estadual de Ciências da Sesau de Alagoas (Uncisal) também faz parte do plano.
O Plano Emergencial também prevê o reforço da equipe médica e dos leitos clínicos no Hospital Universitário, além de cirurgias ginecológicas, de mama, cabeça e pescoço e neuro no Hospital Metropolitano de Alagoas e no Hospital da Mulher.
É importante ressaltar que as sessões de quimioterapia e radioterapia continuam sendo de competência única e exclusiva dos prestadores habilitados, sob gestão plena do município.
A Sesau está empenhada em garantir o acesso dos pacientes oncológicos aos serviços de saúde necessários, buscando melhorar a qualidade de vida e o tratamento dessas pessoas. A iniciativa do Plano Emergencial demonstra o compromisso do Estado de Alagoas com a saúde da população.