O evento, que ocorreu no auditório da Secretaria de Educação de Coruripe, teve como objetivo alinhar o plano do projeto por meio de oficinas participativas ao longo da semana. Durante a oficina, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) apresentou as atividades já realizadas pelo Estado e fez sugestões para o planejamento da cidade.
Uma das principais preocupações da superintendente de planejamento e prospecção de negócios turísticos da Setur, Selefe Gomes, é o desenvolvimento sustentável da cidade, não apenas do ponto de vista ambiental, mas também econômico. Segundo Gomes, é importante que as propostas levem em consideração a viabilidade financeira e os impactos nos patrimônios públicos e privados, assim como na história e cultura da região.
A atividade realizada na semana busca elaborar um diagnóstico participativo, em que todas as entidades envolvidas produzem um documento que detalha a situação atual do município. Na próxima etapa, será realizada uma consulta pública para que a população e o trade turístico possam indicar soluções para os problemas observados.
A previsão é de que as atividades sejam concluídas em julho de 2024, e que todas as estratégias de curto, médio e longo prazos sejam entregues ao poder público em um relatório elaborado de forma colaborativa ao longo das oficinas.
Além da Setur, outras entidades participam do Projeto Orla de Coruripe, como a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e a Prefeitura de Coruripe.
A participação de diferentes setores da sociedade é fundamental para a criação de um plano de desenvolvimento turístico que leve em consideração os interesses da população e a preservação do meio ambiente. Através do Projeto Orla, a cidade de Coruripe busca fortalecer sua vocação turística e criar oportunidades de negócios de forma sustentável, garantindo o bem-estar da comunidade local.