Coordenado pelo Núcleo de Qualidade de Vida da SSP, a ação contou com uma roda de conversa sobre os cuidados com a saúde da mulher e com palestras ministradas pela major PM Amanda Salomão, psicóloga, e pela médica capitã PM Evelynne Gomes, ambas da Diretoria de Saúde.
Durante sua apresentação, a major Amanda enfatizou a importância do cuidado com a saúde mental e destacou que momentos como esses são fundamentais na prevenção do estresse. “Na palestra, buscamos instrumentalizar as mulheres para que elas possam usar algumas estratégias de combate ao estresse e à ansiedade, prevenindo o adoecimento mental. Também buscamos mostrar que os gestores da segurança pública precisam ter cada vez mais esse olhar humanizado. Essas iniciativas deixam claro que os órgãos de segurança pública têm se preocupado com seus servidores, buscando melhorar a qualidade de vida no trabalho”, afirmou.
Já a capitã Evelynne alertou sobre o diagnóstico precoce e os cuidados necessários para prevenir o câncer de mama. Ela ressaltou a importância de falar sobre essa doença, pois todos devem estar atentos aos sinais, tanto mulheres como homens, que também podem ser acometidos em menor proporção.
O chefe do Núcleo de Qualidade de Vida da SSP, Emerson Moura, enfatizou que esse momento foi uma oportunidade para as servidoras discutirem a importância do autocuidado na prevenção do câncer. “Realizamos esse evento anualmente durante o Outubro Rosa. Esse é um momento em que discutimos a importância do cuidado com a saúde das nossas servidoras”, afirmou.
O ciclo de palestras teve como objetivo conscientizar as servidoras da SSP sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, assim como fornecer informações sobre cuidados com a saúde mental. A iniciativa mostrou o compromisso da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas em promover a qualidade de vida de seus servidores, valorizando a saúde e bem-estar no ambiente de trabalho.