Essa situação é atribuída à presença de um sistema de alta pressão sobre Alagoas, combinada com a atuação de uma massa de ar seco e quente. Essa condição climática inibe a formação de nuvens no estado, favorecendo a incidência de radiação ultravioleta em índices elevados, com valores superiores a 12.
O alerta destaca os riscos associados a essas condições meteorológicas, incluindo o aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas na região, a elevação da evaporação, que pode diminuir as reservas hídricas, e preocupações com a saúde humana. Os riscos à saúde incluem complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação nos olhos.
Diante desse cenário, a Semarh recomenda à população que acompanhe diariamente a previsão do tempo e o monitoramento dos níveis dos principais rios por meio dos links fornecidos no site oficial da Secretaria.
É importante que todos fiquem atentos às recomendações de segurança e evitem atividades que possam agravar os riscos associados à baixa umidade do ar. A Semarh, por meio da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden), permanece vigilante e pronta para fornecer atualizações adicionais a qualquer momento, garantindo a segurança e o bem-estar da população alagoana.