A cerimônia, que marca a apresentação dos futuros oficiais da corporação à sociedade, teve início às 18h e contou com a presença de familiares e amigos dos alunos do CFO. A banda de música da PM, a guarda de honra e a tropa em forma também participaram do evento, que foi encerrado com a evolução e desfile do grupamento e a tradicional continência individual ao Pavilhão Nacional.
A turma é composta por integrantes provenientes do último concurso público realizado para a Polícia Militar do estado, promovido pelo Governo do Estado de Alagoas. Os cadetes ingressaram na instituição em abril deste ano e estão recebendo instruções teóricas e práticas na Escola de Comandantes. Após três anos, eles se tornarão a Turma Aspirantes 2025, futuros oficiais da PMAL.
Durante a solenidade, os cadetes passaram a empunhar oficialmente o Espadim Tiradentes, que é a arma-símbolo do aluno oficial durante o Curso de Formação de Oficiais. O espadim é composto por um pomo e uma cruzeta em metal dourado, um cabo torneado de marfim e uma lâmina reta de dois gumes em aço inoxidável, onde se lê a frase talhada em latim “Pro Lege Vigilanda”, que significa “Para a Vigilância da Lei”. Sua bainha tem corpo liso de metal prateado, um bocal com abraçadeira e argola de sustentação em metal dourado, e uma ponteira, também dourada, em formato de coifa.
O Espadim Tiradentes recebe esse nome em homenagem ao Mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes e considerado o Patrono das Polícias do Brasil. A arma-símbolo é entregue aos cadetes durante o 1º ano do Curso de Formação de Oficiais, representando o cadete como aprendiz do oficialato.
O Espadim Tiradentes teve sua origem na Rússia, na época do Czar Alexandre III, e era destinado aos príncipes do império para que o portassem até estarem aptos a exercer a função de comando. Já na Polícia Militar de Alagoas, ele simboliza a honra e a dignidade do cadete, sendo muito mais do que uma simples arma, mas um símbolo de conquista e realização.
A solenidade de entrega do Espadim Tiradentes é um importante marco na trajetória dos futuros oficiais da Polícia Militar de Alagoas, representando o reconhecimento de todo o esforço e dedicação dos cadetes no Curso de Formação de Oficiais. Com essa formação, eles estarão preparados para exercer a função de liderança na corporação e contribuir para a segurança e o bem-estar da sociedade alagoana.