Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos que participaram do exame deveriam comparecer aos locais de prova com pelo menos 30 minutos de antecedência em relação ao horário previsto para o início das provas. No caso da realização do exame no exterior, era obrigatória a apresentação de passaporte ou de um documento de identificação oficial com foto, válido no país de realização do exame.
Já para os participantes que fizeram as provas no Brasil, a apresentação de documento de identificação oficial com foto válido era obrigatória. Dentre os documentos aceitos estão a carteira de identidade expedida por órgãos de segurança pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal, a identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, em conformidade com a Lei nº 9.474/1997, e a Carteira de Registro Nacional Migratório prevista na Lei nº 13.445/2017. Além disso, também era possível utilizar o passaporte, a carteira de habilitação, a carteira de trabalho e Previdência Social impressa após 27 de janeiro de 1997, assim como documentos digitais com foto.
O Celpe-Bras é o exame oficial brasileiro para certificar a proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas em diferentes instituições, como universidades, embaixadas, consulados, centros e institutos culturais, com o objetivo de promover e difundir o idioma português. A avaliação é uma oportunidade para que estrangeiros que buscam ingressar em universidades brasileiras ou que desejam comprovar sua proficiência na língua possam atestar seu nível de conhecimento.
Com a realização das provas concluída, agora os candidatos aguardam ansiosamente pelos resultados, que serão divulgados em até três semanas. A obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros pode abrir portas acadêmicas e profissionais, permitindo maior inserção e interação com a sociedade brasileira.