BRASIL – Suspensão das aulas em cidades de Minas Gerais após morte de crianças levanta preocupação epidemiológica.

A cidade de São João Del Rey, localizada a 190 quilômetros ao sul de Belo Horizonte, vive um momento de preocupação após a morte de três crianças nos últimos meses. As autoridades municipais decidiram suspender as aulas como medida de precaução. Além de São João Del Rey, as prefeituras de Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Ritápolis e Conceição da Barra de Minas também adotaram a mesma medida. Todas essas cidades estão situadas no sudeste do estado de Minas Gerais.

A Fundação Ezequiel Dias, vinculada à Secretaria de Saúde do estado, está investigando as causas dessas mortes, bem como outros casos de internação de crianças na região. Amostras estão sendo analisadas para complementar as investigações. De acordo com a nota divulgada pela fundação, as análises estão sendo realizadas tanto no laboratório referência do estado quanto no município.

A Secretaria de Saúde ressalta que não há critérios que comprovem um surto ou risco à saúde da população, tampouco evidências epidemiológicas que justifiquem a alteração na rotina das atividades da população. As autoridades ainda aguardam os resultados das investigações para saberem com maior precisão o que pode ter causado essas mortes e internações de crianças.

Já na cidade de Felício dos Santos, localizada a 370 quilômetros ao norte de Belo Horizonte, foi notificado um surto de escarlatina. Em decorrência disso, as atividades nas escolas da cidade foram interrompidas. A Secretaria de Saúde define um surto como a situação em que ocorre um aumento acima do esperado na ocorrência de casos de uma doença em uma determinada área ou grupo de pessoas durante certo período.

Segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, a escarlatina é uma doença infecciosa e contagiosa que costuma afetar crianças em idade escolar durante a primavera. Ela é transmitida pela mesma bactéria que causa outras enfermidades, como amidalite, artrite, pneumonia, endocardite, impetigo e erisipela. A transmissão ocorre através do contato direto com a saliva ou a secreção nasal de pessoas infectadas, mesmo que estas não apresentem sinais da doença. O período de incubação varia de 1 a 10 dias.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais ressalta que não recomenda o fechamento de escolas no município de São João Del Rey. Contudo, as prefeituras decidiram tomar essa medida como forma de prevenção, até que se tenha maior clareza sobre as causas dos eventos ocorridos nas cidades. As autoridades de saúde estão empenhadas nas investigações e monitorando a situação, a fim de garantir a segurança da população.

Sair da versão mobile