BRASIL – Ministro da Secom anuncia criação de Grupo de Trabalho para discutir participação social na comunicação pública.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, divulgou recentemente a criação de um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de discutir a participação social na comunicação pública. Esse anúncio foi feito em uma reunião realizada na última sexta-feira (27) com o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima, e com os membros do extinto Conselho Curador da empresa.

O Conselho Curador da EBC foi extinto em 2016 por uma medida provisória do ex-presidente Michel Temer, o que contribuiu para o enfraquecimento da comunicação pública no país, eliminando a participação da sociedade civil na EBC. Com a criação desse GT, há uma esperança de que a empresa possa voltar a ser verdadeiramente pública, contando com a participação da sociedade.

Representantes dos trabalhadores da EBC expressaram a importância da participação social na produção dos conteúdos, afirmando que é a sociedade que garante que seus interesses sejam considerados. Eles ressaltaram que a criação do GT é um passo importante, mas é imprescindível garantir uma ampla participação da sociedade nessa discussão.

O GT será composto por três membros da Secom, três membros da diretoria da EBC, três representantes do antigo Conselho Curador e três representantes das entidades que representam os trabalhadores. A finalidade desse grupo de trabalho é debater a participação social, estabelecer diretrizes e propor medidas para aprimorar a comunicação pública.

O ministro ressaltou a importância do Conselho Curador, destacando que foi um espaço fundamental de diálogo com a sociedade. Ele afirma que o objetivo desse GT é promover um esforço de diálogo em relação à comunicação pública e à EBC, reunindo diferentes representações para pensar propostas e ideias que possam melhorar cada vez mais a comunicação pública no Brasil.

Para os representantes dos trabalhadores, a existência do Conselho Curador é essencial para assegurar que a EBC seja uma empresa de comunicação pública. Desde a cassação do colegiado em 2016, a empresa não pode mais ser considerada tecnicamente como uma empresa de comunicação pública. O Comitê Editorial, que foi criado em substituição ao Conselho Curador, não supre essa demanda, sendo visto como algo meramente simbólico.

Portanto, a criação desse Grupo de Trabalho é uma medida positiva para fortalecer a comunicação pública e garantir a participação da sociedade nesse processo. Agora, é necessário que a sociedade esteja atenta e participe ativamente das discussões para que suas demandas e interesses sejam considerados na produção dos conteúdos da EBC. A expectativa é que esse GT possa trazer melhorias significativas para a comunicação pública no Brasil.

Sair da versão mobile