Em Arapiraca, a coleta será realizada na Praça Marques da Silva, localizada no bairro Centro. Já em Maceió, a ação acontecerá na sede da Polícia Federal (PF), no bairro Jaraguá.
Para se candidatar à doação de sangue, é necessário ter no mínimo 16 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. Além disso, de acordo com uma portaria do Ministério da Saúde (MS), é importante que os voluntários não tenham contraído doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos.
Danilo Lima, assistente social do Hemoal, ressalta que as pessoas precisam estar alimentadas, evitar alimentos gordurosos e não ter ingerido bebidas alcoólicas antes da doação. Além disso, no caso daqueles que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, a doação só será permitida após um período de 12 meses.
Além das ações itinerantes, o Hemoal também conta com postos fixos na capital e no interior do estado. Em Arapiraca, as doações podem ser feitas na Unidade localizada no bairro Eldorado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Já em Maceió, os voluntários podem comparecer às unidades Trapiche e Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Também é possível fazer a doação na Unidade Farol, no Hospital Veredas, às terças-feiras, das 7h às 17h.
Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Por isso, é importante que a população participe dessas ações e contribua para manter o estoque de sangue do Hemoal abastecido, garantindo que aqueles que precisam de transfusões tenham acesso ao tratamento necessário.