Durante a conferência, foram abordados os eixos temáticos da Conferência Nacional de Cultural, que são: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e Linguagens Digitais.
Um dos pontos altos do evento foi a eleição de seis delegados que representarão a região em conferências de âmbito estadual e nacional. Essa representação é fundamental para assegurar que as demandas culturais específicas da Região Serrana dos Quilombos sejam levadas em consideração em instâncias mais abrangentes.
As deliberações e propostas estabelecidas ao longo do evento serão compiladas em um documento que servirá como base para a formulação de políticas e ações voltadas para a preservação e promoção da cultura local. A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância da conferência como um momento para ampliar horizontes e fortalecer as bases da cultura local.
Após a Conferência Intermunicipal, o próximo passo será a V Conferência Estadual de Cultura, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de dezembro, no Centro de Convenções de Maceió. Esse será mais um momento de reunir fazedores de cultura para compartilhar ideias e estratégias que valorizem a diversidade cultural de Alagoas e do Brasil.
Confira abaixo a lista dos delegados escolhidos para representar a região:
Sociedade Civil:
– Sônia Maria Aranha Góis
– Maria das Dores de Oliveira Cavalcante
– Luana Tavares da Silva
Suplentes:
– Paulo Trindade do Nascimento
– Paulo Cesar Sabino dos Santos
– Jesse Batista Junior
Área Governamental:
– Michele Maria da Silva Santos
– Iranildo Otacílio Caetano
– José Jonathas da Silva
Suplentes:
– José Amauri Clemente
– Maria Karollyne Acidi dos Santos
– Marcos Antônio Leite Pimentel