ALAGOAS – “Sefaz e Banco Interamericano de Desenvolvimento lançam programa de modernização da Fazenda Estadual de Alagoas”

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) deu início ao Programa de Modernização em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Durante a última semana, foram discutidos os 16 projetos que fazem parte do programa, com o objetivo de avaliar as notas técnicas e subprojetos relacionados ao Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil II (Profisco II) no estado de Alagoas.

Os projetos estão divididos em três componentes: Gestão Fazendária e Transparência Fiscal; Administração Tributária e Contencioso Fiscal; e Administração Financeira e Gasto Público. Cada um desses componentes possui diversos projetos e líderes, que foram responsáveis por construir as notas técnicas avaliadas pelo banco. Essas notas referem-se aos projetos prioritários da Sefaz para o desenvolvimento tecnológico e a modernização nos próximos cinco anos.

A Unidade de Coordenação de Projeto do Profisco (UCP), liderada pelo Auditor Fiscal da Receita Estadual e Chefe Executivo de Desenvolvimento Institucional, Pedro Goés, é responsável por coordenar o trabalho de articulação entre o banco e o órgão. Segundo ele, os resultados desses projetos terão um alcance de décadas.

Durante as reuniões, foram compartilhados o andamento dos projetos da Sefaz e as orientações do BID em relação ao planejamento e execução. O banco possui uma metodologia própria, o que contribui para uma melhor organização dos projetos. Além disso, houve troca de experiências quanto às legislações de aquisições e condução financeira.

Pedro Goés ressalta que a Sefaz possui diversas demandas de projetos estratégicos, que visam modernizar a secretaria em várias áreas, como gestão interna, tesouro e receita. A operação de crédito com o BID permitirá financiar esses projetos, além de contar com a expertise técnica do banco para garantir a melhor execução.

As propostas apresentadas nas notas técnicas refletem as demandas de projetos da Sefaz, pensadas no planejamento estratégico do atual ciclo. O objetivo é acelerar esses projetos por meio do processo de financiamento. A expectativa é conquistar bons resultados e promover mudanças positivas e crescimento sustentável até 2026.

O programa de modernização da Sefaz-AL em parceria com o BID é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento dos serviços prestados pela secretaria. Com investimentos em tecnologia e modernização dos processos, espera-se que a eficiência e a transparência sejam aumentadas, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado de Alagoas.

Sair da versão mobile