ALAGOAS – “Alagoas conquista segundo lugar no desenvolvimento do Programa Saúde nas Escolas, com adesão de mais de 2 mil escolas”

Alagoas ocupa o segundo lugar no Brasil em desenvolvimento das ações do Programa Saúde nas Escolas. Durante o biênio 2021/2022, o estado teve adesão dos 102 municípios e registrou mais de 2 mil escolas participantes.

De acordo com levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), Alagoas apresentou uma cobertura de 76,6% das ações do Programa Saúde nas Escolas, ficando atrás apenas de Minas Gerais, que registrou 77,9%. Em terceiro lugar ficou o Estado do Rio Grande do Sul, com 72,5%, seguido pelo Ceará, que ocupou a quarta posição no ranking nacional, com 71,8%.

No biênio 2021/2022, Alagoas registrou a adesão dos 102 municípios, totalizando 2.086 escolas assistidas. Em 2021, foram desenvolvidas ações em 1.414 escolas, e em 2022, em 1.597 escolas. O Programa Saúde nas Escolas (PSE) é um programa do Ministério da Saúde que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população estudantil.

Para o coordenador estadual do PSE, Eloy Yanes, o resultado é reflexo do trabalho árduo e do alinhamento nas ações desenvolvidas junto às cidades participantes. Segundo ele, esse resultado mostra o interesse dos municípios no desenvolvimento das ações e uma melhora considerável da qualidade de vida dos estudantes.

O programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Um dos focos do ciclo atual é a saúde mental dos estudantes. Segundo Eloy Yanes, todas essas ações têm o papel de proteger a população escolar para que ela não adoeça e, consequentemente, não exista perda do aprendizado e do acompanhamento escolar ao longo do ano.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a dedicação dos técnicos estaduais e municipais na execução das atividades do programa. Ele enfatizou que as ações de promoção da saúde e prevenção evitam grande parte dos agravos de saúde que chegam às unidades assistenciais.

Para o ciclo 2023/2024, o Estado já possui a adesão dos 102 municípios e além das ações já desenvolvidas, o Estado focará em atividades voltadas à saúde mental dos estudantes. O coordenador do PSE, Eloy Yanes, destacou que a adesão dos municípios ocorreu de acordo com seus interesses e características locais.

O Programa Saúde nas Escolas beneficia estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante o ciclo foram desenvolvidas 14 ações que visam promover um ambiente saudável e prevenir doenças, como a promoção da atividade física, alimentação saudável, prevenção de doenças negligenciadas, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, saúde bucal, saúde auditiva, prevenção à Covid-19 e saúde mental.

Sair da versão mobile