ALAGOAS – “HGE realiza mais de 56 mil exames de imagem em 2023, contando com equipamentos de última geração”

O Centro de Imagem do Hospital Geral do Estado (HGE), localizado em Maceió, realizou um total de 56.643 exames de janeiro a outubro deste ano. Esses dados foram divulgados nesta segunda-feira (6) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Segundo o levantamento, desses exames, 26.627 foram raios-X, 24.054 tomografias computadorizadas, 2.787 ultrassonografias, 2.555 ecocardiogramas e 620 endoscopias.

O número de exames realizados nos primeiros dez meses de 2023 já se aproxima do total realizado durante todo o ano de 2022, quando foram registrados 56.263 procedimentos. Esses exames de imagem são essenciais para auxiliar os médicos na tomada de decisão em relação ao tratamento de cada paciente atendido no HGE, que é uma referência em urgência e emergência.

Além disso, o HGE também é a principal unidade de atendimento de Média e Alta Complexidade em Alagoas, oferecendo serviços nas áreas de Trauma, Neurologia, Cardiologia, Nefrologia, Urologia, Pediatria, Ortopedia, entre outras especialidades. Com um funcionamento 24 horas por dia, a unidade busca acompanhar a necessidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no momento em que precisam.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o HGE tem a maior equipe multiprofissional do estado e conta com uma estrutura física e equipamentos de última geração. Ele ressalta que o hospital já é referência na realização de exames de imagem, mas que estão trabalhando para modernizá-lo e proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores, visando garantir mais qualidade no atendimento aos pacientes.

Um dos beneficiados pelos exames de imagem realizados no HGE foi o filho de três anos de Rosilene Pereira, residente no município de Palmeira dos Índios. A criança foi diagnosticada com pneumonia e precisou ser internada na UTI do hospital. Durante o tratamento, ela passou por diversos exames laboratoriais e de imagem, que auxiliaram os médicos a acompanharem sua evolução e adaptarem o tratamento.

O diretor geral do HGE, Fernando Fortes Melro, destaca que os equipamentos do Centro de Imagem são modernos e funcionam em uma área segura, adequada para a realização dos exames a qualquer hora do dia. Ele ressalta que a qualidade dos exames é fundamental para a eficiência da equipe médica na abordagem aos pacientes, pois permite uma análise precisa e a adoção da melhor conduta.

Com mais de 56 mil exames de imagem realizados entre janeiro e outubro, o Centro de Imagem do HGE mostra-se essencial para o atendimento eficiente dos pacientes, fornecendo informações precisas aos médicos e contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde em Alagoas.

Sair da versão mobile