BRASIL – Presidente Lula faz apelo aos homens para realizarem exames de próstata e criarem coragem para prevenir o câncer.

O mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, de conscientização sobre doenças masculinas, com ênfase no câncer de próstata. Nesse contexto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo aos homens, durante seu programa semanal Conversa com o Presidente, para que realizem exames preventivos e criem juízo em relação à própria saúde.

Lula ressaltou a importância de os homens cuidarem de si mesmos para, assim, também cuidarem de suas famílias. Ele destacou que, apesar da resistência em relação ao exame de toque retal, é fundamental que os homens superem esse receio, uma vez que a detecção precoce do câncer de próstata pode salvar vidas.

Segundo o presidente, a realização do exame é um gesto de coragem que pode evitar mortes por conta do câncer de próstata. Ele enfatizou que os homens devem se conscientizar de que a realização do exame é um ato de amor à própria vida e à família, e não um motivo de vergonha ou constrangimento.

Além disso, Lula também fez um alerta sobre a gravidade do câncer de próstata no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente na população masculina, sendo a segunda causa de óbito por câncer nesse público. O Inca estima que, para o triênio 2023-2025, surgirão 71,7 mil novos casos por ano.

Diante desse cenário, o Ministério da Saúde recomenda que os homens estejam atentos a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para garantir o diagnóstico precoce. Além disso, fatores de risco como idade, histórico familiar e alimentação também devem ser levados em consideração.

Portanto, a mensagem do presidente Lula em relação à importância do cuidado com a saúde masculina, em especial em relação ao câncer de próstata, é fundamental para conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e detecção precoce dessa doença. A atenção dos homens a possíveis sintomas e a busca por acompanhamento médico são medidas cruciais para a preservação da saúde e do bem-estar.

Botão Voltar ao topo