BRASIL – Polícia Federal investiga possível rede terrorista procurando se instalar no Brasil e desarticula atos preparatórios de terrorismo

Nesta quarta-feira (8), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, participou da cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para a criação do Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (CIFRA). Durante o evento, o ministro revelou que a Polícia Federal está investigando a possibilidade de uma rede terrorista tentar se estabelecer no Brasil.

A operação Trapiche foi deflagrada hoje com o objetivo de interromper atos preparatórios de terrorismo e obter provas de possível recrutamento de brasileiros para atos extremistas no país. Segundo a PF, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal.

Flávio Dino reforçou que a hipótese está sendo investigada e que ainda não há confirmação, mas que a investigação demonstra a seriedade do trabalho do governo federal em desarticular possíveis redes internacionais voltadas ao terrorismo.

O ministro também abordou a questão da violência nas escolas, afirmando que as operações se baseiam na possibilidade de que atos violentos nessas instituições estejam relacionados à proliferação de discursos de ódio, não às narcomilícias. Ele detalhou que em diversas operações foram encontrados artefatos ou livros que evocam o nazismo ou neonazismo, e que esses são relacionados com abusos de plataformas digitais envolvendo adolescentes ou jovens adultos.

Além disso, Dino aproveitou para divulgar o site “De Boa nas Redes”, lançado pelo Ministério da Justiça. O site é um dicionário de como as famílias podem proteger crianças e adolescentes, exercendo monitoramento e prevenção.

O ministro também destacou o papel das Forças Armadas na Garantia de Lei e da Ordem (GLO) para atuar em áreas federais contra o tráfico de drogas, salientando a efetividade da ação na apreensão de 1,6 tonelada de cocaína no porto de Vitória, no Espírito Santo. Ele enfatizou a importância da desarticulação das redes criminosas e do aumento do custo da movimentação das engrenagens do crime.

Por fim, Flávio Dino assegurou que a Polícia Federal divulgará os detalhes das operações assim que possível, reforçando o compromisso do governo em combater ameaças internacionais e garantir a segurança no país.

Botão Voltar ao topo