ALAGOAS – “Sesau orienta a população para completar esquema vacinal e prevenir doenças como meningite, sarampo e hepatite”

Sesau orienta a população sobre importância de completar esquema vacinal

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunizações em Alagoas (PNI/AL), está orientando a população dos 102 municípios alagoanos sobre a importância de completar o esquema vacinal. A medida, de acordo com especialistas em infectologia, é eficaz para evitar doenças como a meningite, sarampo e hepatite.

Um comunicado foi divulgado pela Sesau enfatizando a importância do cumprimento do esquema vacinal, destacando que a caderneta de vacinação é o documento que comprova quais vacinas contidas no Calendário Nacional de Vacinação a população deve tomar, bem como quantas doses são recomendadas para completar o esquema vacinal. A caderneta é pessoal e intransferível e contém informações sobre as doses aplicadas e as respectivas datas.

A Sesau ressalta que o acesso à imunização é parte integrante do direito à saúde, conforme os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O órgão do governo de Alagoas enfatiza que o acesso à imunização é prioridade e que a baixa cobertura vacinal é um problema que o governo tem como meta reverter.

O Programa Nacional de Imunizações disponibiliza, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do SUS, vacinas como BCG, meningocócica, pentavalente, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, tríplice viral e hepatite A. No entanto, as metas de vacinação variam entre 90 e 95%, e, em 2022, apenas a vacina BCG alcançou a meta de mais de 90% de alagoanos vacinados.

Para aumentar os indicadores de vacinação, o PNI em Alagoas tem realizado diversas atividades, como Oficinas de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) e reuniões técnicas de atualizações das cadernetas de vacinação contra a Covid-19 no Estado. Além disso, foram realizados encontros para promover orientações técnicas das Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Influenza e de Multivacinação.

O PNI/AL também tem promovido a capacitação no manejo adequado dos sistemas de informação pertinentes às atividades de vacinação e do Sistema de informações de Insumos Estratégicos da Rede de Frio, visando a robustez dos dados administrativos, de acordo com informações da enfermeira do PNI/AL, Laudiceia Vieira.

Com o objetivo de ampliar as coberturas vacinais em Alagoas, o PNI/AL tem realizado a atualização do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) dos estabelecimentos de saúde, bem como orientações sobre o processo de trabalho da Atenção Primária no cadastro e atualização da população residente. Também são divulgados comunicados com informações da situação dos imunobiológicos no Estado e as condutas para o cenário temporário, além de articulações com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).

Com todas essas ações, a Sesau reforça o compromisso do governo de Alagoas em garantir a imunização da população e prevenir o surgimento de doenças evitáveis por meio da vacinação. A orientação é clara: completar o esquema vacinal é fundamental para proteger a saúde individual e coletiva. Portanto, a população deve estar atenta e seguir as recomendações do Programa Nacional de Imunizações.

Sair da versão mobile