ALAGOAS – “Projeto Meninas Olímpicas é lançado em escolas estaduais para incentivar participação feminina em olimpíadas de conhecimento”

Escolas da rede estadual de ensino participaram do lançamento do Projeto Meninas Olímpicas, uma iniciativa do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O objetivo do projeto é incentivar a participação feminina nas olimpíadas de conhecimento, enfatizando principalmente a presença das mulheres em competições de matemática.

O lançamento contou com a presença de estudantes e professores de diversas escolas estaduais, incluindo a Escola Humberto Mendes, que participaram ativamente das atividades programadas para o evento. A idealizadora do projeto, a professora Elaine Silva, ressaltou a importância de derrubar estereótipos e mostrar às meninas que elas são capazes de se destacar nesta área.

Com o intuito de alcançar o maior número de estudantes possível, o Projeto Meninas Olímpicas planeja percorrer diversas escolas com palestras e oficinas, além de acolher as estudantes da Educação Básica em visitas à Ufal. A primeira oficina do projeto já está agendada para dezembro em Palmeira dos Índios, reunindo estudantes das escolas estaduais Almeida Cavalcanti e Humberto Mendes.

Os participantes destacaram a importância da iniciativa e a oportunidade que o projeto proporciona para as estudantes, mostrando as diversas possibilidades oferecidas pelas olimpíadas de conhecimento. Raquel Ferreira, da Escola Estadual Eunice Lemos Campos, enfatizou que o projeto abre muitos leques para as estudantes, enquanto o professor Rodrigo Costa, da Escola Estadual Moreira e Silva, elogiou a iniciativa, afirmando que será muito importante para que mais meninas participem das olimpíadas.

Além disso, a participação das estudantes demonstrou o impacto positivo do projeto; uma aluna premiada em olimpíadas de conhecimento afirmou que a iniciativa a fez sentir-se inspirada e motivada.

O Projeto Meninas Olímpicas foi amplamente elogiado por professores e alunos, que acreditam que a iniciativa irá ampliar horizontes para alunas da rede pública e permitir que as mulheres assumam diferentes papéis e se destaquem em competições acadêmicas. Com o sucesso do lançamento do projeto, espera-se que mais estudantes sejam incentivadas a participar das olimpíadas de conhecimento e buscar novos horizontes acadêmicos.

Botão Voltar ao topo