“Os estudantes fazem a última revisão com a gente e, depois, a recomendação é relaxar: ter, no sábado, um momento de lazer com a família, com os amigos, dar uma volta, cuidar do psicológico”, declarou o professor de matemática da rede estadual de ensino, Márcio Costa, que também faz parte da Central do Enem, vinculada ao governo e responsável pelos aulões.
No domingo, os candidatos ao Enem farão as provas de matemática e de ciências da natureza, tendo 5 horas para resolver 90 questões objetivas. Professores dessas disciplinas foram os responsáveis por conduzir a revisão do último aulão. Além disso, faculdades parceiras do estado elaboraram um caderno de questões, com os assuntos mais cobrados nas provas do Enem ao longo dos anos, que foram entregues aos alunos para acompanharem a resolução no estádio.
O projeto nasceu com pequenas aulas de revisão em 2016, chegando a ser realizados no Teatro das Bacabeiras no ano seguinte devido ao aumento do interesse dos estudantes. Com a superlotação do teatro, a revisão mudou para o estádio, no formato atual. Além dos aulões às vésperas do Enem, o estado oferece aulas voltadas para o Enem ao longo de todo o ano em escolas polo, tanto na capital quanto em Santana, com a intenção de expandir o programa para os 16 municípios do Amapá no próximo ano, permitindo a participação de alunos e ex-alunos das escolas públicas.
O Amazonas também ofereceu aulões preparatórios para o Enem aos estudantes da rede pública, com foco na resolução de problemas e estratégias para o exame. Os aulões foram importantes para ajudar os estudantes a recuperar aprendizagem de conteúdos nos quais tiveram dificuldades ou foram prejudicados durante a pandemia.
Além de aulas presenciais, os estudantes têm a opção de revisar o conteúdo pela internet, porém é essencial buscar conteúdos em sites confiáveis e de fontes seguras, como o canal do YouTube da Central do Enem. O professor Márcio Costa recomenda que os estudantes também busquem informações e indicações dos professores para garantir a qualidade dos conteúdos encontrados online.
O Enem de 2023 teve início no último domingo (5), com as provas de linguagens, ciências humanas e redação. As provas continuam neste domingo em mais de 1,7 mil municípios de todo o país, com mais de 3,9 milhões de candidatos inscritos. As notas do Enem têm várias utilidades, podendo ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas, bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior e para obter financiamento estudantil. Também é possível utilizá-las para ingressar no ensino superior em universidades estrangeiras.