Localizado no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), no campus Seropédica, o acervo da instituição é composto por diversos animais vertebrados e invertebrados taxidermizados, provenientes de diversas regiões do Brasil e de outras partes do mundo, além de esqueletos montados e ovos de aves. Mamíferos, aves, répteis, peixes, anfíbios, e diversas espécies de invertebrados marinhos e terrestres são expostos no museu.
Além disso, o museu conta com uma equipe de monitores capacitada para instruir e tirar dúvidas dos visitantes. O funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e de 13h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos. Também é possível realizar o agendamento de grupos de visitação dentro ou fora desses horários, bastando enviar um e-mail informando a data e horário de preferência, número estimado de visitantes e nome da associação, grupo ou escola.
A ex-aluna de Biologia da UFRRJ, Daniela Parada, observou mudanças no museu, como a reorganização das estantes para maior acessibilidade de cadeirantes e a expansão do acervo para além das quatro paredes. Ela lembrou sua experiência ao empalhar um animal durante a aula, destacando a emoção e a novidade dessa atividade.
O Museu de Zoologia conta com uma equipe de 15 alunos do curso de graduação em ciências biológicas, sendo três bolsistas e 12 voluntários. As bolsas são provenientes da Pró-Reitoria de Extensão (Proext/UFRRJ), com duas delas ligadas ao Núcleo de Articulação de Acervos e Coleções (NAAC) e uma ao Programa de Bolsas Institucionais de Extensão (BIEXT).
Portanto, o Museu de Zoologia da UFRRJ proporciona uma experiência enriquecedora aos visitantes, com um acervo diversificado e uma equipe qualificada para orientar e auxiliar no aprendizado. Sua reabertura em 2024 promete continuar a oferecer conhecimento e entretenimento para o público interessado em zoologia e biologia animal.