O início do Enem foi marcado pelo ritual de segurança que antecede as provas. Os portões foram abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, pelo horário de Brasília. Logo em seguida, procedimentos como a fiscalização dos lanches e a verificação dos documentos de identificação tiveram início.
De acordo com as regras estabelecidas para o exame, os participantes só poderão deixar a sala de provas em definitivo duas horas após o início da aplicação, ou seja, a partir das 15h30. Além disso, apenas os últimos 30 minutos da prova serão permitidos para sair com o Caderno de Questões, às 18h.
No último domingo, 5 de novembro, 28,1% dos inscritos não compareceram para as provas do primeiro dia do Enem. Vale ressaltar que aqueles que faltaram ao primeiro dia do exame ainda têm a oportunidade de realizar a prova no segundo dia, porém, é importante destacar que o direito à reaplicação está condicionado aos termos previstos no edital do Enem.
Com isso, o primeiro dia do Enem foi encerrado, e os participantes irão focar suas atenções para as provas que serão realizadas no próximo domingo, 19 de novembro, quando serão resolvidas as questões de linguagens, códigos, redação e ciências humanas.