ALAGOAS – “Juceal adota arquivamento digital para processos empresariais ligados à Redesim, tornando 100% digital o andamento desses processos”

A partir desta segunda-feira, 13 de novembro de 2023, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) disponibilizou de forma digital um processo conhecido como elevação ou substabelecimento, que permite transformar a matriz de uma empresa numa filial, e vice-versa. O processo passa a contar com um evento próprio na seção “Alteração de uma Filial no Brasil”, disponível no Portal Facilita Alagoas – interface da Redesim no estado.

Até então, a elevação era o último tipo de processo referente aos arquivamentos ligados à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) sem disponibilidade de forma digital. Com a inclusão deste tipo de processo, o andamento do mesmo é feito no portal, desde o preenchimento das informações até a protocolização e acesso ao documento autenticado.

Essa mudança representa um avanço significativo no sentido de simplificar o trabalho dos clientes, conforme destacou o presidente da Juceal, Ricardo Dória. Ele afirmou que agora é possível realizar a abertura, alteração ou baixa de um negócio em Alagoas de forma totalmente online. O evento Indicação de Estabelecimento de Matriz era uma antiga demanda, e a inclusão dele no Portal Facilita Alagoas é um reflexo do compromisso da autarquia em oferecer cada vez mais serviços de registro e licenciamento de empresas por meio digital.

Além do novo processo de elevação, o Portal Facilita Alagoas também oferece serviços como eventos exclusivos, registros para cartórios e para a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL), e processos de licenciamento empresarial.

O gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, explicou que a ideia central do evento Indicação de Estabelecimento de Matriz é finalizar o processo da matriz, passando para filial, para depois tornar a filial em matriz. Contudo, é imprescindível entender as particularidades do processo, como a formatação do Documento Básico de Entrada (DBE), que deve sempre ser direcionado para a unidade federativa da filial que será elevada.

Ramos destacou que no Portal Facilita Alagoas, o processo de indicação de estabelecimento de matriz só pode ser combinado com determinados eventos, e explicou os passos para realização deste processo, assim como esclareceu dúvidas e problemas que possam surgir no decorrer do andamento pelo Portal.

Essa mudança representa um avanço significativo para a simplificação e digitalização dos processos relacionados às empresas no estado de Alagoas. A disponibilização de forma digital do processo de elevação é mais uma etapa rumo a um ambiente empresarial mais moderno e simplificado.

Sair da versão mobile