Durante a palestra, foram abordadas as obrigações, incluindo os prazos para execução orçamentária, data de abertura do Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado de Alagoas (Siafe-AL) para 2024 e a inscrição dos restos a pagar. A importância desses prazos foi destacada pelo contador geral do estado de Alagoas, Ricardo Leite, que ressaltou que o balanço geral do Estado depende dos registros efetuados pelas unidades gestoras e que é crucial seguir os decretos e prazos estabelecidos para garantir a efetividade das ações.
A superintendente de finanças e contabilidade da Secretaria de Segurança Pública (SPP), Fabricia Gonçalves, também enfatizou a relevância da reunião, destacando que esclareceu dúvidas e contribuiu para a compreensão das novas obrigações e decretos de contingência.
Além disso, a contadora do Gabinete Civil, Maria Lúcia, ressaltou a importância da iniciativa da Sefaz, afirmando que é crucial manter-se atualizado sobre as alterações contábeis, financeiras e orçamentárias. Ela expressou sua satisfação com a reunião, que possibilitou uma compreensão mais clara das mudanças e a oportunidade de esclarecer dúvidas.
O encontro, que teve a participação de diversas unidades gestoras do estado, buscou promover um maior esclarecimento sobre os prazos e obrigações estabelecidos pelo Decreto nº 94.262/23, a fim de garantir que as unidades gestoras possam cumprir as suas responsabilidades de forma adequada e dentro dos prazos estipulados. A iniciativa da Sefaz em promover essa palestra demonstra o comprometimento em orientar e oferecer suporte para que as unidades gestoras cumpram suas obrigações da melhor forma possível.