BRASIL – Defesa Civil Nacional e Ministério da Defesa se unem para combater incêndios no norte do Pantanal em reunião emergencial no Ibama.

Defesa Civil Nacional e Ministério da Defesa atuarão no combate aos incêndios no Pantanal

Nessa segunda-feira (13), foi anunciado que a Defesa Civil Nacional e o Ministério da Defesa estarão auxiliando no combate aos incêndios que têm assolado o norte do Pantanal. A reunião emergencial, que contou com a presença de membros dos governos federal e de Mato Grosso, aconteceu no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Além do auxílio da Defesa Civil Nacional e do Ministério da Defesa, o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já haviam anunciado a adição de brigadistas e aviões na região, onde estão atuando desde julho. No Pantanal, 299 servidores federais estão empenhados no combate ao fogo, contando com o suporte de quatro helicópteros – dois do Ibama, um do ICMBio e um da PF.

A ação das equipes é coordenada a partir de uma sala de situação em Porto Jofre (MT) e pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional Nacional (Ciman), que reúne mais de dez órgãos federais.

Os incêndios no Pantanal já resultaram na atuação contra 87 focos de fogo, desde que três raios atingiram, em outubro, o Parque Nacional (Parna) do Pantanal, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Dorochê e propriedade particular próxima, no norte do estado de Mato Grosso. O fogo atingiu cerca de 27 mil hectares no Parna e 23 mil na RPPN.

Num esforço conjunto, 47 brigadistas federais estão concentrados na região, e os incêndios ocorreram em terras indígenas, áreas privadas, assentamentos e unidades de conservação. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) informou que quase 36 mil hectares foram queimados no Parque Estadual Encontro das Águas.

As ações preventivas a incêndios no Pantanal começaram a ser planejadas pelo governo federal em janeiro e em maio foi lançado o Plano de Ação para o Manejo Integrado do Fogo no Pantanal. O plano conta com a participação da sociedade civil e dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e inclui a colaboração das comunidades ribeirinhas da região, além de campanhas de conscientização.

O MMA revelou que 3.534 brigadistas federais estão atuando no país, um aumento de 12% em comparação com o ano anterior, sendo que no estado de Mato Grosso houve um aumento de 23% dos brigadistas em relação a 2022. Durante a reunião no Ibama, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ressaltou a importância da ação conjunta diante da emergência que se apresenta.

Botão Voltar ao topo