A programação inclui atividades paralelas, como workshops, palestras e degustações guiadas por especialistas renomados. Segundo o secretário de Turismo de Maceió, Eduardo Monteiro, o concurso oferece uma oportunidade única para os maceioenses e visitantes explorarem a riqueza do mundo dos vinhos, estabelecendo novas conexões, movimentando a economia local, atraindo novos turistas e colocando a cidade em destaque no cenário enogastronômico.
Patrick de Neufville, presidente da ABS-AL, destaca a importância da final do concurso em Maceió como uma oportunidade de mostrar a capacidade da cidade de promover a cultura do vinho e valorizar os profissionais incríveis que atuam como sommeliers em todo o país.
A indústria enogastronômica vem crescendo no Brasil, de acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), registrando um crescimento de 20%. Neste cenário, a realização da competição é uma oportunidade de movimentar a economia local, gerando visibilidade nacional e colocando Maceió como um dos destinos turísticos que valorizam a cultura do vinho.
O evento promete movimentar a cena enogastronômica da capital alagoana e estimular o turismo, colocando Maceió no mapa como um polo enogastronômico de referência, e tudo isso com o charmoso cenário do Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas.
Então, para os amantes do vinho, essa é uma oportunidade única de vivenciar e degustar os melhores vinhos nacionais e internacionais, além de desfrutar de uma programação rica em conhecimento e experiências sensoriais.
Dessa forma, o concurso nacional de sommeliers promete fazer com que Maceió se torne mais uma vez um destino turístico imperdível para os amantes da enogastronomia. Assim, a capital alagoana promete se destacar como um polo de referência na difusão da cultura do vinho no Brasil.