MACEIÓ – Prefeitura de Maceió lança Guia Afro Informativo para combater o racismo e promover a equidade racial na cidade.

A Prefeitura de Maceió lançou, em parceria com o Instituto Raízes da África, o Guia Afro Informativo, com o intuito de conscientizar a população sobre o combate ao racismo. Com o lema “A consciência de novembro é para valer o ano inteiro”, a iniciativa busca promover uma reflexão sobre a importância de identificar, combater e denunciar atitudes racistas, não apenas no mês da Consciência Negra, mas ao longo de todo o ano.

O guia aborda as diferenças entre racismo e injúria racial, fornecendo orientações sobre como identificar atitudes do dia a dia que podem ser caracterizadas como racistas. Além disso, o documento destaca expressões comumente utilizadas e que têm conotação racista, como “a coisa tá preta” e “inveja branca”. A finalidade é sensibilizar a população para que repense conceitos e expressões que possam ser ofensivas.

Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes da África, ressalta a importância da promoção do conhecimento como forma de combater o racismo. Segundo ela, a sensibilização antirracista é uma necessidade social que surge a partir da desconstrução de conceitos e expressões discriminatórias.

A secretária da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) de Maceió, Ana Paula Mendes, enfatiza o compromisso da gestão municipal em promover a inclusão e a equidade racial. Ela destaca que o guia será distribuído durante as ações da campanha Maceió é Massa Sem Racismo, reforçando o comprometimento da prefeitura em combater o racismo em todas as esferas da sociedade.

Além da distribuição durante a campanha, o Guia Afro Informativo também estará disponível na íntegra no site da prefeitura de Maceió, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo e possam contribuir para a conscientização e combate ao racismo. A iniciativa representa um importante passo na valorização da diversidade e na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Sair da versão mobile