As escolas participantes foram a Escola Municipal João Beltrão, Escola Municipal José Gonçalves e Escola Municipal Padre Luís Barbosa Leite. Essa iniciativa faz parte do Programa de Educação Fiscal (PEF) da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), que visa capacitar os alunos para serem multiplicadores do conhecimento sobre educação fiscal em suas respectivas escolas ao longo do ano letivo.
Durante a oficina, os alunos puderam revisar os projetos e também foram informados de que as três turmas vencedoras terão a oportunidade de visitar a Sefaz-AL no dia 29 de novembro, onde será anunciado o resultado da turma vencedora. Além disso, a turma vencedora terá a oportunidade de conhecer os pontos turísticos de Maceió, incluindo uma visita ao Museu Palácio Floriano Peixoto, assim como ter uma experiência no estádio Rei Pelé.
Yuri Miranda, presidente do Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEF) da Sefaz, enfatizou a importância do engajamento dos alunos e a relevância das ações do programa para promover a conscientização sobre a Educação Fiscal. “O objetivo dessas ações é capacitá-los para que os estudantes possam ser os multiplicadores no projeto ao longo do ano letivo em suas respectivas escolas”, afirmou.
Pedro Vinicius, responsável pela Educação Fiscal de Piaçabuçu, destacou a parceria entre a Sefaz, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e também ressaltou o objetivo de fomentar o interesse dos alunos e promover a conscientização sobre a relevância da Educação Fiscal.
A oficina também contou com a presença de Juliane Calheiros, chefe de Educação Fiscal da Sefaz, que mencionou sobre a campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC) e os benefícios de participar, como a possibilidade de concorrer à sorteios e contribuir para instituições sociais cadastradas na NFC.
Essa iniciativa da Secretaria da Fazenda é de extrema importância para promover a conscientização dos jovens sobre a importância da educação fiscal e o papel de cada cidadão no desenvolvimento do país. O engajamento dos alunos e a presença das autoridades competentes no evento refletem o comprometimento em disseminar conhecimento e incentivar a participação ativa dos jovens na sociedade. A expectativa é de que essas iniciativas tenham impacto positivo na educação e conscientização fiscal dos alunos.