O calor intenso, aliado ao aumento do teor de umidade e ventos fortes, irá potencializar a ocorrência de temporais localizados, com rajadas de vento e queda de granizo em várias regiões. São Paulo, Triângulo Mineiro, faixa oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso estão entre as áreas que podem ser afetadas pelos temporais.
No sábado (18), a aproximação de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste poderá trazer temporais com rajadas de vento que variam entre 80 km/h e 100 km/h, bem como queda de granizo no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Já no domingo (19), os temporais poderão se espalhar pela área central do país devido ao aumento da umidade aliado à atmosfera quente, úmida e instável. Entre o domingo e a próxima segunda-feira (20), a previsão indica a ocorrência de grandes volumes de chuva em São Paulo, especialmente no centro-norte do estado, capital e Região Metropolitana, na faixa litorânea e região do Vale do Paraíba, no sul de Minas Gerais, na região da Zona da Mata mineira e no Rio de Janeiro.
Diante desse cenário, é importante que a população esteja atenta e tome as devidas precauções para evitar transtornos causados pelas chuvas. Autoridades locais também devem estar preparadas para lidar com possíveis ocorrências devido aos temporais que se aproximam. A recomendação é que as pessoas evitem sair de casa e, se necessário, busquem abrigos seguros. A prevenção é fundamental para minimizar os impactos dessas condições climáticas adversas.