A médica oncologista Rafaella Toledo relata que o Hospital da Mulher realiza todo o processo de investigação até o diagnóstico das pacientes para que elas tenham acesso ao tratamento e marcação de cirurgia, caso necessário. As consultas oncológicas são realizadas na unidade às quartas, sextas e sábados.
De acordo com a gerente de Projetos Estratégicos em Oncologia da Sesau, Graciliana Swarowsky, em uma semana o Hospital da Mulher realizou quatro cirurgias de pacientes com câncer e mais quatro estão agendadas para a próxima semana. As ações do Plano Emergencial de Oncologia têm acontecido de maneira eficaz. O objetivo do plano é garantir a celeridade dos processos e o acesso rápido às cirurgias, e tem sido realizado de forma eficaz.
Nas Clínicas da Família estão sendo realizadas consultas de triagem com pacientes que já possuem diagnósticos confirmados ou suspeitos. No Hospital da Mulher foram ampliados os consultórios oncológicos por meio de consultas de triagem oncológica em mastologia e ginecologia. No Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que já realiza consultas de triagens hemato-oncológicas, foi reforçada a estrutura para as consultas.
Além disso, o Estado de Alagoas, dentro do seu parque tecnológico, está ofertando exames específicos. No Hospital da Mulher podem ser feitos exames de biópsia de colo de útero e mama, mamografia, tomografia e ultrassonografia. No Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), exames de colonoscopia, endoscopia, tomografia e ultrassonografia. No Hospital do Coração Alagoano, ressonâncias.
A rede Filantrópica Habilitada de Alta Complexidade, por meio do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), irá ampliar e ofertar Apoio e Cooperação Técnica, além de reforço da equipe médica e dos leitos clínicos e ressonância com contraste. Na Rede Pública Estadual, as cirurgias ginecológicas e de mama serão feitas no HM e as de cabeça e pescoço e neuro no HMA. A quimioterapia e a radioterapia são de competência única e exclusiva dos prestadores habilitados, sob gestão plena do município.
Os pacientes atendidos no Hospital da Mulher demonstraram satisfação com o atendimento recebido na unidade. Suely Melo, de 52 anos, levou sua mãe, Darci Oliveira, de 83 anos, para fazer a consulta com a oncologista no HM e expressou sua satisfação. “O atendimento de hoje foi ótimo, gostei muito da médica. Espero que tudo se resolva logo e minha mãe fique bem o mais rápido possível. Já vou marcar a cirurgia dela. Só tenho a agradecer”, disse. Maria Flor da Silva, de 77 anos, também foi atendida no HM neste sábado e ficou muito satisfeita com o atendimento que recebeu na unidade. “Foi o meu primeiro atendimento aqui, foi ótimo. A médica me atendeu muito bem, me examinou e eu recomendo o hospital para todo mundo”, relatou a idosa.