Com o início da temporada de cruzeiros em Alagoas, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) deu início à Operação Verão. A primeira embarcação a atracar foi o MSC Grandiosa, com cerca de 2.900 passageiros desembarcando na cidade. Para garantir a tranquilidade de quem visita a capital alagoana, as forças policiais terão um esquema de segurança especial para o período.
Flávio Saraiva destacou a importância das ações da Operação Verão, enfatizando que o objetivo é garantir a segurança dos mais de meio milhão de turistas que visitarão o estado. O subcomandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana, tenente coronel Hiraque Agnes, revelou que haverá um incremento no efetivo ordinário de mais de 300 policiais para reforçar o policiamento na capital e região.
Além do reforço policial, a Operação Verão contará com a participação de policiais civis, da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) e do Corpo de Bombeiros. A Oplit garantirá suporte aos turistas que necessitarem de orientações e confecção de boletins de ocorrência em suas bases, localizadas na Orla de Ponta Verde e Jatiúca. Por sua vez, o Corpo de Bombeiros realizará ações de orientação a banhistas em praias e lagoas, com reforço em suas bases localizadas nas praias da capital.
A SSP também realizará ações ostensivas, orientativas e de prevenção durante a Operação Verão, garantindo um reforço policial na capital e nos municípios do Litoral Norte e Sul do estado. Todo o planejamento foi desenvolvido de forma conjunta com o Trade Turístico, empresas de receptivo, as administrações do Porto e do Aeroporto de Maceió e empresários ligados aos setores de bares e hotéis.
Dessa forma, a Operação Verão representa um esforço conjunto para garantir que turistas e moradores de Alagoas possam aproveitar as belezas naturais do estado com tranquilidade e segurança.